Página Inicial / Notícias

Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2013

Brasil dá novo vexame, sofre virada incrível da Jamaica e está eliminado da Copa América

A seleção brasileira masculina de basquete encerrou nesta terça-feira a sua campanha vexatória na Copa América. O time comandado pelo argentino Ruben Magnano chegou a abrir boa vantagem diante da Jamaica, mas sofreu uma virada incrível depois de uma péssima atuação no último quarto e perdeu o duelo por 78 a 76. Assim, a seleção brasileira coleciona a sua quarta derrota após quatro partidas na competição. A equipe fica na lanterna do seu grupo na Copa América e, momentaneamente, não tem chances de disputar o Mundial de 2014, em Madri, na Espanha.

Para chegar ao Mundial do próximo ano, a seleção brasileira dependerá da politicagem. De acordo com o regulamento proposto pela FIBA para a classificação para o Mundial, uma vaga será do país-sede (Espanha), uma do campeão olímpico (Estados Unidos), seis dos melhores colocados do campeonato Europeu de basquete, quatro da Copa América, três do torneio africano, três asiáticos, dois da Oceania e quatro equipes convidadas.

Eliminado da Copa América, o Brasil só tem chances, agora, por meio de convite, medida criada em 2006 pela FIBA. E este critério ainda não está claro segundo a Federação Internacional de Basquete. Ele será definido nos bastidores em uma reunião ao "pé do ouvido".

A reportagem do ESPN.com.br entrou em contato com a FIBA para saber quais seriam os critérios de convite adotados na próxima edição do Mundial. E a cerca de um ano do início da competição, nada foi definido. Segue a declaração oficial da assessoria da federação:

"O processo de inscrição para um convite para o Mundial de 2014 começará após a conclusão da Eurocopa de basquete de 2013, o último torneio qualificatório para o Mundial. O critério exato será comunicado neste período aos times que jogaram a competição continental, mas não se classificaram para o Mundial. A decisão final será tomada pela cúpula da FIBA durante a reunião da mesma em Buenos Aires nos dias 23 e 24 de novembro", disse a FIBA, ao ESPN.com.br.

O Brasil jamais ficou de fora de um Mundial de basquete e é sede da próxima Olimpíada, fatores que podem contribuir para ganhar um convite para a competição em Madri em 2014, mas pode ficar à mercê da politicagem da FIBA.

Na sua campanha na Copa América, o Brasil perdeu para Porto Rico, Canadá, Uruguai e Jamaica. Por uma série de motivos, o técnico argentino Ruben Magnano não pôde contar no torneio com os astros brasileiros que disputam a NBA, entre eles Nenê e Thiago Splitter.

O jogo

Nos dois primeiros quartos, a seleção sofreu derrotas nas duas parciais (18 a 17 e 21 a 19) e foi para os vestiários com três pontos de desvantagem (39 a 36).

Na volta do intervelo, o Brasil se recuperou e fez um terceiro quarto bem mais inspirado, ganhando o período por 23 a 14 e transformando a desvantagem de três pontos para uma folga de seis (59 a 53).

Porém, novamente, os representantes verde-amarelos voltaram a cair de produção no quarto decisivo e, sendo superados por 25 a 17 na parcial, perderam o jogo por 78 a 76 e encerraram a Copa América de forma vexatória.

O grande nome do jogo foi o jamaicano Samardo Samuels, que saiu de quadra com 21 pontos e oito rebotes. Do lado brasileiro, os dois maiores pontuadores saíram do banco: Caio Torres e Vitor Benite, cada um encerrando o duelo com 12 pontos.

Com o resultado negativo, o Brasil fecha a competição com quatro derrotas em quatro partidas e amarga a quinta e última colocação no grupo A. A Jamaica terminou em quarto, com uma vitória em quatro confrontos e conquistou a última vaga do grupo.

Também nesta terça-feira, no grupo B, a Argentina derrotou o México por 98 a 78 e a República Dominicana superou o Paraguai pelo placar de 83 a 54.

Argentina, México, República Dominicana e Venezuela se classificaram na outra chave, e o Paraguai acabou sendo eliminado.

Últimas Notícias
  • Vídeos
  • Casa de Carnes Ribeiro Itaocara